Turismo rural:O que precisa saber
Artigo colocado a 27 Mar, 2011 em Turismo rural

O chamado turismo rural tem vido a crescer nos últimos anos. Não apenas em número mas também na consideração dos portugueses. Não podemos negar os fortes laços que nos unem há nossa terra, contada por anos de história, cultura, hábitos e tradições. Temos um país muito rico e cada vez entendemos mais quão bom é conhecê-lo e, principalmente, vivê-lo.

turismo rural

O turismo rural vem como resposta a uma das necessidades básicas dos humanos e que muitas vezes é ignorada: o contacto com a natureza. A consciência ambiental que tem sido promovida ao longo dos anos tem-nos feito entender que o mundo natural é parte integrante do que somos e deve ser respeitado. Mas mais que isso, é importante manter contacto com aquilo que somos. E, se a nossa vida diária não o permite, é através deste tipo de turismo que podemos vivenciar momentos fantásticos e conhecer locais tão próximos e tão distantes da nossa realidade.

 

Mas o que pode ser chamado de turismo rural?

Bem, existem diversas formas de turismo rural, dependendo do alojamento e do tipo de actividades que são proporcionadas. Mas, em geral, baseia-se no contacto com a natureza e inclui o alojamento característico da região escolhida, a alimentação tradicional da zona, as actividades habituais que quem lá vive, etc. Poderá apreciar as belas paisagens do interior do nosso país, descobrir uma realidade diferente; ouvir o “silêncio” característico do mundo rural, a ausência de ruídos, o canto dos pássaros e sentir os cheiros que são tão diferentes daqueles a que estamos habituados.

Os melhores locais para fazer turismo rural:

Existe muita oferta a nível do turismo rural ao longo de Portugal. De Norte a Sul há lindas habitações transformadas nas chamadas Casas de Campo que foram remodeladas para proporcionar estadias confortáveis sem nunca comprometer a sustentabilidade ambiental que tanto nos preocupa actualmente. Também algumas foram construídas propositadamente para turismo, mas também elas procuram de todos os modos possíveis usar recursos renováveis para não entrar em conflito com o meio em que se inserem.Pode procurar as melhores opções de turismo rural Alentejo directamente no nosso site.

As Actividades de turismo rural:

Mas a oferta proporcionada por aqueles que promovem o turismo rural vai mais além do que o já referidos. Em muitos locais poderá, por exemplo, andar a cavalo ou aprender os saberes próprios da zona. Pode aprender a fazer pão e a cozinhá-lo nos fornos de lenha, plantar uma horta biológica, participar nas vindimas ou até mesmo praticar alguns tipos de desportos radicais. Até os parques naturais se têm vindo a organizar cada vez melhor de modo a chamar mais pessoas para os visitar e conhecerem o que têm para lhes oferecer. É um dos melhores modos de passear ao ar livre num local seguro e protegido.

Tipos de turismo rural:Saiba como escolher

Além do turismo rural mais habitual (nas Casas de Campo já referidas) temos também alguns tipos mais característicos. São eles o turismo de habitação, o agro-turismo e o turismo de aldeia. O primeiro está intimamente relacionado com a própria habitação, tal como o nome indica. Refere-se às moradias de grande qualidade e valor arquitectónico que possuem mobiliário, dimensões e decoração característico das casas senhoriais. O agro-turismo acontece em quintas em que, obviamente, se pratica a agricultura e nas quais é possível participar nessas actividades. Quanto ao último, o turismo de aldeia, este ocorre nas aldeias rurais onde podemos entrar melhor em contacto com os costumes, a cultura e com as próprias pessoas que vivem nessas zonas.Reservar hotel ou pousada no alentejo é agora mais facil.

Locais fantásticos perto de casa

Seleccionamos três locais que são de extrema beleza e que poderá visitar em Portugal. Para ver como o turismo rural está perto de si, escolhemos uma terra do Norte, uma do Centro e por fim uma do Sul e mostramos-lhe neste “pequeno passeio” o que poderá encontrar em cada uma delas.

Turismo rural Douro:

Quem gosta de desportos radicais poderá encontrar em Cinfães uma experiencia à sua medida. O rio Paiva possui características únicas e permite a prática de um desporto chamado de rafting. As rápidas correntes e a própria geologia da região prometem muita adrenalina nos barcos insufláveis.

Santa Comba Dão

Na Quinta do Rio Dão poderá aproveitar o melhor o que a natureza tem para oferecer. Na zona irá encontrar belas paisagens naturais: campos agrícolas (principalmente de agricultura biológica) e, claro, o rio. A quinta disponibiliza canoas, barcos e caiaques que poderá utilizar.

Turismo rural Alentejo:

E porque não experimentar fazer mergulho? Em Sesimbra as condições são perfeitas para esta prática. Poderá, por exemplo, visitar o “River Gurara”, um cargueiro que naufragou em 1989.
E estes são apenas exemplos do que pode encontrar por terras de Portugal. Há muito mais por descobrir e por viver, principalmente a nível deste tipo de turismo que, por vezes, é esquecido. Mas o qual proporciona as mais prazerosas experiências.Marque já as suas férias e este ano faça turismo rural em Portugal.

Comentários
  • Forum dos Jovens Angolanos em Portugal 21 March, 2012 às 9:00 pm

    Exmo. Senhores
    Responsável

    Eu, gostaria de saber qual é o valor que fica um paço para 60 pessoas para três dias, que incluem o alongamento, alimentação e transporte de Lisboa para o Alentejo, e regresso para Lisboa. Queremos ficar nas vossas instalação de 11 a 13 de Maio do presente ano.

    Com os Melhores Cumprimentos
    Domingos F. Salvador

    967642298

Preencha o formulário abaixo para enviar o seu comentário
'Login')); ?>




(C) 2011 Turismo Rural Alentejo | Tema Wordpress exclusivo por Sybo